quarta-feira, 28 de março de 2012

tudo sobre o PAINT!


Tutorial: Paint.NET

Conheça o excelente Paint.NET com este tutorial do BABOO!

17/01/2006 16:41h
Diminuir o tamanho das letras Aumentar o tamanho das letras
Introdução: O Paint, utilitário de desenho que acompanha o Windows, é extremamente básico enquanto softwares com mais recursos são extremamente caros. É nesta lacuna que podemos encaixar o Paint.NET, software desenvolvido por alunos da Universidade de Washington com o objetivo de substituir o paint do Windows, com mais recursos e compatibilidade. Vamos conhecê-lo neste tutorial.
Parte 1 - Conhecendo a interface do Paint.NET
01. O Paint.NET pode ser baixado no site http://www.eecs.wsu.edu/paint.net/ . Ele é gratuito, tem aproximadamente 3.4 MB de download e roda sob Windows 2000, XP e 2003. Você precisa ter o .NET Framework 1.1 (ou superior) para que o Paint.NET rode no sistema. A versão mais atual do .NET Framework é a 2.0, que pode ser baixa neste link .
02. Esta é a janela principal do software. Vamos ver sua interface mais detalhadamente:
03a. Barra de menus; de ferramentas; de texto: As funções básicas de efeitos visuais, configuração e modificação de textos que, por ventura, serão adicionados em imagens são encontradas nestas três barras.
03b. Barra de funções; de configurações: A janela de funções apresenta os recursos que serão usados para iniciar um desenho. Algumas destas funções permitem  uma configuração mais detalhada, através da barra que é localizada a direta da barra de ferramenta, como por exemplo redefinir o estilo do pincel (opção Fill Style) e sua espessura (opção Brush Width).
   
03c. Janela de Cores: Basicamente basta escolher a cor de frente (Foreground) ou fundo (Background) das cores. Você poderá definir uma cor clicando o grande circulo, e configurar a quantidade de preto na barra ao lado. Ao clicar no botão More>>/<< Less, você encontrará mais configurações para definir uma cor por métodos diferentes, como quantidade de vermelho, verde e azul (Red/Green/Blue) e tom, saturação e valor (Hue/Saturation/Value). A opção Transparency-Alpha permite configurar o nível de transparência da cor selecionada, variando entre 0 (transparência total) e 255 (nenhuma transparência).
03d. Histórico: A janela de histórico lista todas as ações que pode ser desfeitas (ou refeitas), bastando selecionar a ação na lista. Você também pode apagar a lista de ações (que não poderão mais ser desfeitas) clicando no botãoX.
03e. Layers: O Paint.NET também aceita camadas, que podem ser controladas por esta janela. Usando a pequena barra de ferramentas da janela, você pode duplicar camadas, excluir a camada selecionada ou muar a ordem das mesmas (lembre-se que camadas que ficam acima na lista também ficam acima na imagem).
04. O primeiro passo para usar o Paint.NET é usar o Menu File que, além de opções mais óbvias como abrir uma imagem (Open...) ou salvá-la (Save/Save as...), também permite uma colagem direta de imagens, através da opção Acquire > From Clipboard. Você também pode digitalizar imagens de scanners através da opção Acquire > From Scanner or Camera.
05. Caso queira salvar alguma imagem, saiba que o Paint.NET salva nos formatos TIFF, GIF, JPEG, PNG, BMP e PDN (este último é um formato proprietário do software, que salva as camadas das imagens). Quando você salvar imagens no formato JPEG, poderá definir a qualidade da imagem, bastando usar a barra deslizante. O padrão é qualidade 95 (na escala de 1 a 100).

Nenhum comentário:

Postar um comentário